Bebê de 1 Mês Salva dos Escombros em Gaza

3/20/20251 min read

Uma bebê palestina de apenas 25 dias foi salva dos escombros de um prédio destruído por um bombardeio israelense em Gaza, nesta quinta-feira (20), identificada como Ella Osama Abu Dagga, é um exemplo doloroso dos efeitos colaterais dessa violência. Durante um bombardeio israelense, o edifício em que Ella vivia com seus pais e irmão foi completamente destruído , resultando na morte de sua família e sobreviveram Ella e seus avós.
“Quando perguntamos às pessoas, elas disseram que ela tem um mês de idade e está sob os escombros desde o amanhecer. Ela estava gritando e, depois, ficando em silêncio de vez em quando, até que conseguimos tirá-la de lá há pouco tempo, e graças a Deus ela está segura", contou Hazen Attar, um socorrista da Defesa Civil.

Em Abasan al-Kabira, uma vila nas proximidades de Khan Younis, cerca de 16 vidas foram perdidas, a maioria composta por mulheres e crianças, segundo informações do hospital europeu da região. Foi neste cenário de destruição que Ella conseguiu sobreviver, sendo resgatada dos escombros por seus avós, que foram as únicas pessoas a sobreviver ao ataque.

O governo de Israel anunciou recentemente que retomou as operações por terra no norte da Faixa de Gaza, aumentando ainda mais a tensão na área. Com o acesso restringido para muitos moradores e a escalada das operações militares, a situação humanitária se torna mais alarmante a cada dia.