SUS Agora Oferece Transplante de Intestino Delgado e Multivisceral
Os transplantes de intestino delgado são indicados principalmente em casos de falência intestinal. Essa condição ocorre quando o intestino não consegue mais realizar suas funções de forma eficaz, o que impede a digestão e a absorção dos nutrientes essenciais para a saúde
SAUDE
Irani Beatriz
2/25/20251 min read


A inclusão do transplante de intestino delgado e multivisceral no Sistema Único de Saúde (SUS) marca um avanço significativo na área de transplantes no Brasil. Esta decisão foi recomendada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC), possibilitando que pacientes com condições raras, como a falência intestinal, tenham acesso a um tratamento definitivo.
Os transplantes de intestino delgado são indicados principalmente em casos de falência intestinal. Essa condição ocorre quando o intestino não consegue mais realizar suas funções de forma eficaz, o que impede a digestão e a absorção dos nutrientes essenciais para a saúde. Além disso, esses transplantes são uma alternativa viável para o tratamento de tumores abdominais e outras complicações graves que podem afetar a saúde intestinal.
A introdução destes procedimentos cirúrgicos inovadores representa uma resposta a uma demanda antiga no Brasil, onde pacientes com falência intestinal não dispunham de um tratamento adequado. De acordo com Carlos Gadelha, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, essa inclusão no SUS é um passo importante para melhorar a qualidade de vida desses pacientes.
Com a adoção desta nova tecnologia, o SUS visa garantir que todos os pacientes necessitando de transplantes possam ter acesso ao tratamento, independentemente de sua condição financeira. Isso é uma grande conquista, pois proporciona esperança a um número significativo de pessoas que dependem de cuidados intensivos para sobreviver.
Trend Geral
Fique por dentro das últimas notícias e curiosidades.
