Colisão de avião e helicóptero: rota, diálogo com torre, atentado, rio congelado
Jato da American Airlines partiu do Kansas e estava próximo do pouso, quando sofreu acidente com colisão em helicóptero. Ainda não se sabe ainda o que provocou o acidente e autoridades informaram que não acreditam que haja sobreviventes.
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Irani Beatriz
1/30/20253 min read


Um avião com 64 pessoas, sendo 60 passageiros e quatro tripulantes, colidiu no ar com um helicóptero militar, na noite dessa quarta-feira (29/1), próximo ao Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington, D.C., nos Estados Unidos. O helicóptero pertencia ao Exército norte-americano e levava três soldados.
Uma colisão no ar, a poucos minutos do aeroporto, sobre um rio congelado, com militares envolvidos e em plena capital da maior potencial mundial.
As duas aeronaves caíram no rio Potomac, que banha a capital dos EUA. O trabalho de resgate segue em andamento no local. Até o momento, segundo autoridades, menos da metade dos corpos foram retirados do rio.
Em entrevista na manhã desta quinta-feira (30/1), o chefe do Corpo de Bombeiros de Washington, John Donnelly, disse não acreditar que “haja sobreviventes”.
O tempo em Washington estava limpo no momento do acidente, e não há nenhuma indicação, até então, do que teria sido a causa da colisão.
As temperaturas na região estão abaixo de zero. Qualquer período na água seria extremamente perigoso para sobrevivente.
Ambas as aeronaves foram localizadas. O avião foi encontrado invertido, dividido em três pedaços.
A American Airlines criou uma linha telefônica para parentes que acreditam ter perdido alguém a bordo.
Todas as decolagens e pousos foram interrompidos no Aeroporto Nacional Reagan. A previsão é que ele reabra às 11h (14h no horário de Brasília).
O avião, um Bombardier CRJ-700, que era operado pela American Eagle, subsidiária da American Airlines, havia saído da cidade de Wishita, a mais populosa do estado do Kansas, com destino a Washington. O helicóptero do Exército dos EUA era um Sikorky Black Hawk. Dentro dele havia três soldados e nenhum líder sênior.
Dados de plataformas de rastreamento de voo apontam que o avião estava em fase de aproximação da pista de pouso do aeroporto. O último registro dele no ar foi feito a 350 pés de altitude, ou seja, algo em torno de 100 metros de altura. A colisão com o helicóptero ocorreu no momento em que a aeronave cruzava o meio do Rio Potomac.
Avião quebrou em três partes
Com o impacto da colisão, o avião foi quebrado em três partes. Já o helicóptero foi encontrado de cabeça para baixo na água. Cerca de 300 socorristas foram mobilizados para atuar na operação de resgate. O Aeroporto Nacional Ronald Reagan foi fechado e os voos foram desviados para o Aeroporto Internacional Marshall Baltimore-Washington.
As condições climáticas do inverno rigoroso que acomete a capital norte-americana tem dificultado o trabalho. Durante a madrugada, os socorristas lidaram com a escuridão e o vento forte. Além disso, partes do Rio Potomac estão congeladas ou com pedaços de gelo. A previsão do chefe do Corpo de Bombeiros, John Donnelly, é que o resgate completo e retirada das aeronaves da água dure alguns dias.
O avião e o helicóptero estavam na rota prevista?
Sim, segundo as autoridades. O secretário de Transportes dos EUA, Sean Duffy, o avião da American Airlines estava seguindo o plano de voo e não havia nada de incomum na rota do helicóptero antes do acidente.
Duffy afirmou ainda que, antes do acidente, tudo estava dentro do padrão. Ele ressaltou que helicópteros militares dos Estados Unidos voam rotineiramente para cima e para baixo no rio Potomac, onde o acidente aconteceu.
“As trajetórias de voo do avião e do helicóptero não eram incomuns para o que acontece no espaço aéreo de (Washington) DC”.
Veja, abaixo, as principais dúvidas e o que já se sabe sobre a batida.
A torre avisou às aeronaves de que ambas estavam na mesma rota?
Ainda de acordo com o secretário de Transportes, não houve qualquer falha de comunicação entre as aeronaves e a torre de controle de tráfego aéreo.
Áudios da comunicação com a torre de controle foram divulgados logo após o acidente e, neles, o agente da torre alerta o helicóptero militar de que havia um avião na rota e pede que o piloto do helicóptero alterasse o caminho.
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