Por que estão nascendo mais gêmeos do que nunca?
Nos anos anteriores, as taxas de gêmeos caíram proporcionalmente às taxas gerais de natalidade.
NOTICIASCURIOSIDADE
Irani Beatriz
2/1/20251 min read


É fato que, globalmente, as mães estão tendo menos filhos.
No entanto, apesar desse último declínio observado nas taxas de natalidade, o número de gêmeos e trigêmeos nascidos hoje é maior do que nunca.
Essa é a primeira vez que isso acontece na história - e as pesquisas preveem um aumento contínuo nas taxas de gemelaridade.
Nos anos anteriores, as taxas de gêmeos caíram proporcionalmente às taxas gerais de natalidade.
Há muitos motivos para que isso aconteça, e fatores sociais, como a gravidez em idade avançada e o maior uso de tratamentos de fertilidade, parecem ser fatores-chaves.
Embora menos comuns do que a gravidez com um bebê, os nascimentos múltiplos são uma parte natural da reprodução humana.
Cerca de uma em cada 60 gestações é um nascimento múltiplo, seja de gêmeos, trigêmeos ou até mesmo sêxtuplos.
A gravidez gemelar ocorre quando dois óvulos separados são fertilizados ao mesmo tempo ou quando um óvulo fertilizado se divide em dois.
Os nascimentos múltiplos também podem ocorrer como resultado da "hiperovulação", quando mais de um óvulo é liberado no mesmo ciclo.
É mais provável que esse fenômeno ocorra em mulheres à medida que envelhecem devido a mudanças nos padrões hormonais do ciclo menstrual ao se aproximarem da perimenopausa.
Embora seja muito raro, a hiperovulação também pode levar à concepção natural do que é conhecido como "gestação múltipla de ordem superior" - desde trigêmeos até nonagêmeos (nove bebês).
Dados da Inglaterra e do País de Gales em 2023 mostram que, para mulheres com menos de 20 anos, uma em 2.000 foi um parto múltiplo - mas para mulheres de 35 a 39 anos, isso sobe para uma em 57
.
Pesquisas recentes observando especificamente países de baixa renda previram um aumento em nascimentos múltiplos em todos os países de 2050 a 2100. Os autores sugerem que essas projeções são impulsionadas pelo aumento da idade materna nesses países.
Trend Geral
Fique por dentro das últimas notícias e curiosidades.
