Porto de São Francisco Do Sul terá investimento de R$ 324 milhões em dragagem

De acordo com o governador Jorginho Mello, a obra permitirá a atracação de navios com até 366 metros de comprimento

POLÍTICA

Irani Beatriz

3/21/20252 min read

porto de sao francisco do sul sc
porto de sao francisco do sul sc

No dia 29 de setembro de 2023, o governo de Santa Catarina assinou um contrato histórico para a dragagem e aprofundamento do canal de acesso à baía da Babitonga. Essa iniciativa é fruto de uma parceria inédita entre os portos de São Francisco do Sul e Itapoá, refletindo um passo decisivo para o fortalecimento da infraestrutura portuária do estado. O investimento de R$ 324 milhões, destinado a esta obra, representará um marco na capacidade operacional da região.

De acordo com o governador Jorginho Mello, a obra permitirá a atracação de navios com até 366 metros de comprimento. Este avanço garantirá que o complexo portuário de Santa Catarina se torne ainda mais competitivo, possibilitando a recepção de embarcações de grande porte e, consequentemente, atraindo mais investimentos para a economia local. A modernização do canal não é apenas um aprimoramento logístico, mas um impulso significativo para setores como comércio e turismo, fundamentais para a prosperidade da região.

O financiamento da dragagem e aprofundamento será viabilizado por meio de uma parceria público-privada (PPP), onde o porto de São Francisco do Sul contribuirá com R$ 24 milhões e o porto Itapoá com uma expressiva quantia de R$ 300 milhões. Esta colaboração entre os dois portos sublinha a importância do trabalho em conjunto para o desenvolvimento da infraestrutura portuária. Através dessa união de esforços, Santa Catarina se coloca na vanguarda das operações portuárias no Brasil, impactando positivamente a logística regional.
Pela primeira vez no Brasil, parte dos 12,5 milhões de metros cúbicos de sedimentos retirados será usada para ampliar a faixa de areia da orla de Itapoá, combatendo a erosão marítima e fortalecendo o turismo.

Além disso, essa nova infraestrutura portuária não apenas elevará a capacidade de carga dos portos envolvidos, mas também garantirá a redução dos custos operacionais e tempos de espera, beneficiando todos os atores econômicos que dependem desse modal. Essas melhorias posicionarão Santa Catarina como um hub estratégico no cenário logístico nacional e internacional.